top of page
01

Especialidades

Dificuldade em equilibrar vida profissional e pessoal

A linha que separa o trabalho da vida pessoal tem se tornado cada vez mais tênue, especialmente com a tecnologia e a cultura de "estar sempre conectado". Muitos de nós temos dificuldade em se desconectar do trabalho, o que leva ao desgaste, à falta de tempo para atividades prazerosas, o comprometimento de relacionamentos e por fim a irritabilidade e a má gestão das emoções.

Problemas de relacionamento

Conflitos com colegas, superiores ou subordinados, dificuldades de comunicação e falta de habilidades de liderança podem gerar um ambiente de trabalho disfuncional e afetar a produtividade e o bem-estar.

Âncora 2

Superar a falta de autoconfiança
Síndrome do impostor

É muito mais comum do que se imagina. Mesmo profissionais experientes e bem-sucedidos sofrem com a falta de autoconfiança e a síndrome do impostor, que é a sensação de que não são capazes ou que são uma fraude. Essa insegurança, tem consequências ainda mais duras como o medo de expressar opiniões e a dificuldade de assumir responsabilidades e desafios. Normalmente causando uma estagnação na carreira e posteriormente uma insatisfação.

Âncora 3

Burnout: o esgotamento no trabalho

O burnout é um estado de exaustão física e mental causado pelo estresse crônico no trabalho. Ele se manifesta por meio de sintomas como cansaço, irritabilidade, dificuldade de concentração e desmotivação. Muitas pessoas não conseguem identificar sozinhas que estão entrando neste processo o que pode gerar outras consequências ainda mais graves para a saúde. Diagnosticar este esgotamento e trabalhar com ferramentas para revertê-lo promove saúde e evita declínios de carreira.

Âncora 4

Aprender a fazer gestão das emoções

Muitos profissionais têm dificuldade em lidar com suas emoções no ambiente de trabalho, seja por falta de inteligência emocional, seja por medo de ser quem verdadeiramente sào ou expressar aquilo que sentem. Isso pode levar a conflitos, decisões impulsivas e dificuldades de relacionamento e alto nível de estresse.

Âncora 5

Atravessar as mudanças e incertezas

Os profissionais precisam ser capazes de se adaptar a novas tecnologias, processos e desafios.O mundo corporativo está em constante mudança, e com a rapidez em que tudo isso se movimenta, vem junto a dificuldade em lidar com as incertezas e a instabilidade podem gerar ansiedade, insegurança e baixo desempenho.

Âncora 6
Âncora 7

Aperfeiçoar a performance profissional

Aprimorar suas habilidades e competências, alcançar seus objetivos de carreira, e se destacar em suas áreas de atuação passa pelo processo de se conhecer profundamente e saber onde ficam suas fortalezas e como elas podem ser usadas a seu favor. Isso colabora para sua liderança, comunicação, tomada de decisão e resolução de problemas.

Aprender a lidar com a pressão e o estresse

O ambiente de trabalho moderno é frequentemente caracterizado por altas demandas e pressão constante. É preciso aprender a lidar com o estresse de forma eficaz, desenvolver habilidades de gerenciar o tempo e priorizar tarefas, e encontrar formas de relaxar e recarregar as energias sem perder o foco.

Âncora 8

Sentimento de isolamento e solidão

A posição de liderança pode, paradoxalmente, levar ao isolamento. Executivos e líderes sentem que não têm com quem compartilhar suas preocupações e desafios, o que impacta diretamente na sua saúde mental e consequentemente na sua performance.

Medo do fracasso e da rejeição

O medo do fracasso e da rejeição é comum em todas as áreas da vida, e no trabalho não é diferente. Sentir medo de não atingir suas metas, de ser criticado ou de perder seu emprego faz o nosso corpo liberar hormônios e reações que nos mantém em alerta o tempo todo e causam: palpitações, estresse e ansiedade.

Âncora 9
Âncora 10

Ressignificar o sentimento de culpa e remorso

Profissionais em geral, mas principalmente as mulheres,  sentem culpa por não estarem dedicando tempo suficiente à família, por terem que tomar decisões difíceis ou por não terem alcançado seus objetivos. Este sentimento de culpa pode ser desgastante e afetar a saúde mental e levar a depressão e ao esgotamento.

Âncora 11

Transpor a falta de propósito e significado do trabalho

O trabalho ocupa uma parte importante da vida da maioria das pessoas. Muitos profissionais buscam um trabalho que tenha propósito, que faça a diferença e que esteja alinhado com seus valores pessoais. A falta de propósito acaba gerando desmotivação, frustração e a sensação de que se está  "apenas cumprindo tabela".

Âncora 12
Logomarca Clarice Varella Psicóloga

Psicóloga  CRP 05/38118

Rio de Janeiro, em Nova Iguaçu e Recreio dos Bandeirantes.

POLÍTICA DE  PRIVACIDADE

© 2025  CLARICE VARELLA. Criado  por Mais Comunicação Jundiaí

(21) 99658 2359
bottom of page